Imagem WebP: proposta de extensão do Google para diminuir peso de imagens

WebP - Lucas Reis

Um novo formato de imagem para a web

WebP é um formato de imagem moderno que fornece compactação superior sem e com perdas para imagens na web. Usando o WebP, desenvolvedores da web podem criar imagens com menos peso para uma conexão de internet mais rápida.

Imagens sem perdas do WebP são 26% menores em tamanho em comparação com PNGs. Imagens com perda de WebP são 25-34% menores do que imagens JPEG comparáveis ​​em índice de qualidade SSIM equivalente.

Imagens WebP suporta transparência (também conhecido como canal alfa) a um custo de apenas 22% de bytes adicionais. Para os casos em que a compactação RGB com perdas é aceitável, o WebP com perdas também oferece suporte a transparência, normalmente fornecendo tamanhos de arquivo 3 × menores em comparação com PNG.

Como funciona o WebP

A compactação WebP com perdas usa codificação preditiva para codificar uma imagem, o mesmo método usado pelo codec de vídeo VP8 para compactar quadros-chave em vídeos. A codificação preditiva usa os valores em blocos vizinhos de pixels para prever os valores em um bloco e, a seguir, codifica apenas a diferença.

A compressão sem perdas WebP usa fragmentos de imagem já vistos para reconstruir exatamente novos pixels. Ele também pode usar uma paleta local se nenhuma correspondência interessante for encontrada.

Suporte WebP

WebP é nativamente suportado no Google Chrome, Firefox, Edge, o navegador Opera e por muitas outras ferramentas e bibliotecas de software. Os desenvolvedores também adicionaram suporte a uma variedade de ferramentas de edição de imagem.

WebP inclui a biblioteca de codificação e decodificação leve libwebp e as ferramentas de linha de comando cwebp e dwebp para converter imagens de e para o formato WebP, bem como ferramentas para visualizar, agrupar e animar imagens WebP. O código-fonte completo está disponível neste download.

Download do conversor WebP

Converta sua coleção favorita de PNG e JPEG para WebP baixando a ferramenta de conversão cwebp pré-compilada para Linux, Windows ou Mac OS X.

Plugin para Photoshop WebP

WebPShop, é um plugin para abrir e salvar imagens WebP diretamente do Adobe Photoshop, clique aqui para fazer o download.

Atenção: não é compatível com o sistema iOS

É muito interessante a proposta de extensão de imagem do Google, eu instalei o plugin no Photoshop, muito simples e rápido. Gerei algumas imagens e subi no site para ver o resultado. 

Obteve excelente resultado no sistema Windows dentro dos navegadores mais utilizados, e no Mac, só não rodou no navegador Safari. Até aqui, tudo bem.

Para minha surpresa e decepção, a imagem de extensão WebP não apareceu no iPhone e nem no iPad. Que me fez anular a utilização dessa extensão. Para projetos que se enquadram no suporte da imagem, recomendo a utilização sem considerações, porém, se envolver usuários iOS, será uma furada.