Como construir um e-mail responsivo

responsive-graphicHá 10 anos atrás somente um visionário era capaz de vislumbrar que em 2016 o acesso via dispositivos móveis seria maior que o acesso através do modo convencional, os desktops.
Hoje, o que foi delírio, tornou-se uma realidade ligada ao cotidiano de cidadãos ao redor do mundo. Milhões de aplicativos voltados aos celulares e tablets impulsionaram a internet a adequar-se a esse ponto disruptivo na tecnologia.
O modo responsivo de construção de sites tornou-se uma obrigação, não ter uma boa experiência de navegação em dispositivos móveis é um caminho para o aumento da taxa de rejeição e consequentemente o fracasso de qualquer negócio que esteja na web.
No entanto, o modelo responsivo de websites está desenvolvido e existem diversos documentos e recursos na internet que auxilia até mesmo um leigo a fazer o seu site nessa arquitetura, porém, não é o mesmo cenário para as campanhas de e-mail marketing até agora.
O Google anúncio mudanças na estrutura do Gmail (que conta com 900 milhões de assinantes pelo mundo) para atender e-mails de modo responsivo. Isso mesmo, agora você poderá inserir divs e medias queries em seu HTML em detrimento das velhas e limitadas tabelas. E se o Google iniciou, o resto virá atrás deles, só não acredito que a Microsoft faça algo para o Outlook receber e-mails responsivos, se até o momento a ferramenta não roda um simples GIF imagina medias queries.
Então vamos lá, seguem três links que te auxiliarão nessa incursão ao e-mail responsivo, teste, abuse e aprimore a experiência das campanhas de e-mail nos dispositivos móveis. Não espere a concorrência sair na frente, começa agora mesmo.

Links para desenvolver e-mails responsivos:

http://responsiveemailresources.com
https://developers.google.com/gmail/design/
https://goo.gl/fCjyuq

Por Lucas Reis